COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL

    CAMINHOS DA ZONA SUL

    www.caminhosdazonasul.com____________________Paulo Gastal Neto

    Cinquentenário – A Rádio Universidade Católica de Pelotas comemora com jantar, nesta quarta-feira, 26, os seus 50 Anos. O evento acontece a partir das 20 horas, no 8° andar da Associação Comercial de Pelotas. O jantar festivo, com adesão, tem convites a disposição no 4º andar do edifício UCPEL (estúdio da RU) e também podem ser adquiridos no estúdio do Programa 13 Horas, na sala seis do 7º andar do edifício da Associação Comercial de Pelotas. A confraternização reunirá funcionários, profissionais do rádio, autoridades da UCPel e da Arquidiocese de Pelotas, associações de classe, lideranças comunitárias, classe política e público ouvinte.

    ***

    Mercado – Com os planos de saúde cada vez mais caros, começam a surgir alternativas dinâmicas no mercado. O aplicativo inventado pelos acadêmicos do curso de Administração da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Ramiro Martins e Patrick Goulart, proporciona consultas médicas ‘particulares’ a preços muito abaixo da tabela praticada pelos próprios profissionais e bem acima do que recebem dos planos tradicionais. A partir da plataforma Fácil Consultawww.facilconsulta.com.br  é possível marcar consultas com diversos médicos especialistas, além da facilidade de poder utilizar o WhatsApp para as marcações. O Fácil Consulta traz o dobro do rendimento para o médico e ao mesmo tempo oferta para o paciente desconto de até 60% nas consultas. O atendimento tem o preço médio de R$ 120 reais. A plataforma conta com médicos de diversas especialidades e está crescendo cerca de 100% ao mês, ou seja, dobra o número de consultas a cada trinta dias. O site conta com uma média de 200 por dia, além de mais de 1500 curtidas na ‘fanpage’ do Facebook.

    ***

    Alternativa – Cada vez mais sem capacidade de investimentos, os governos acabam encontrando nas parcerias e nas concessões uma saída para que a população receba um mínimo de serviços. São as famosas PPPs – Parcerias Público Privadas – que trazem inúmeros benefícios. Em Pelotas aconteceu as palestras do diretor de Planejamento e Projetos do BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul -, Luiz Corrêa Noronha, e do diretor técnico da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Ricardo Simonsen. Após o evento os especialistas se reuniram com a prefeita Paula Mascarenhas, para uma conversa de como Pelotas poderá aderir as mais diversas formas de parcerias, pois foi justamente a pauta das falas, ou seja, “Financiamento para o Desenvolvimento, o apoio da iniciativa privada, o programa BRDE Municípios e o fomento às PPPs e concessões”. De acordo com Noronha, o incremento da participação privada nos negócios públicos municipais possibilita maior eficiência, qualidade e gestão adequada aos investimentos. A obra com PPP não deixa de ser pública, diferentemente da privatização. Em tempos de crise ou não, a PPP é a melhor alternativa, pois utiliza a eficiência da iniciativa privada.

    ***

    Pelotas na Fiergs – Tomou posse na última terça-feira, 18, em Porto Alegre, a frente da FIERGS – Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, o novo presidente Gilberto Petry, em substituição a Heitor Müller, que permaneceu no cargo durante os seis últimos anos. A região sul está representada na nova diretoria com o empresário José Alfredo Knorr que passa a ser vice-presidente da Federação. O presidente do Centro das Indústrias de Rio Grande, Torquato Pontes, assume a vice-presidência do CIERGS. Os empresários Amadeu Fernandes, José Augusto  Peter Vaniel e Ricardo Coelho Michelon também assumiram cargos na diretoria da Federação. Ubirajara Terra responderá pelo Conselho Fiscal, Vittório Ardizzone, que até o momento ocupava a cadeira de vice-presidente do Ciergs, passa a responder pela diretoria daquela entidade, enquanto Lindonor Peruzzo e Elio Jorge Coradini, ambos de Bagé, compõem o Conselho Fiscal e cargo em diretoria, respectivamente. As presidências dos Conselhos Consultivos do SESI e SENAI estão sob a responsabilidade dos empresários locais Ubirajara Terra e Ricardo Michelon, respectivamente.

    ***

    Nova Azonasul – Os primeiros duzentos dias a frente das prefeituras foi a tônica dos novos prefeitos que assumiram este ano as prefeituras da região. A renovação atingiu mais de 80 % e serviu de mote para que a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) criasse um evento de troca de experiências, buscando dar maior visibilidade às administrações públicas municiais. Na última quarta-feira a entidade reuniu os chefes do executivo para a promoção do seminário: “200 Dias de Gestão: Avanços e Desafios” retratando as ações executadas nos primeiros sete meses das novas administrações públicas. Foi extremamente positiva a ideia e a AZONASUL aproveitou a ocasião para a apresentar a sua nova sede que está localizada na Rua Andrade Neves, 2077 – Edifício Comendador Rafael Mazza. São 470m de área construída, estruturas amplas e modernas para demonstrar a nova fase da cinquentenária entidade.

    ***

    Até a próxima!




    Comentários