ESPECIAL DE DOMINGO: COLUNA CAMINHOS DA ZONA SUL

     

    CAMINHOS DA ZONA SUL

    www.caminhosdazonasul.com____________________Paulo Gastal Neto

    Parque em alta – O Parque Tecnológico de Pelotas começa a gerar os seus primeiros resultados efetivos. Já são dez as empresas que foram contempladas pelo primeiro edital e já estão instaladas no local, mais as doze incubadas pela UFPel e UCPel que também já ocupam as suas salas.  Um novo certame estará disponibilizando mais nove espaços para unidades de pesquisa, instituição de ciência e tecnologia e empresas de base tecnológica que criam projetos de desenvolvimento voltado à inovação de processos, produtos e soluções. O documento está disponível no site www.pelotasparquetecnologico.com.br  .  Das 22 primeiras empresas aprovadas, duas já estão em operação. Ambas têm histórias parecidas: iniciaram de forma caseira, conquistaram mercado e escolheram o Parque para sediar seus negócios e fazer networking.

    ***

    R.U. em altaA caminho de se tornar uma emissora FM, a Rádio Universidade Católica de Pelotas prepara-se para comemorar o seu Cinquentenário com uma programação que atingirá tosos os níveis de sua audiência. Destaque para o jantar do dia 26 de julho, quarta-feira a partir das 20 horas no 8° andar da Associação Comercial de Pelotas. O evento com adesão, tem convites a disposição no 4º andar do edifício UCPel (estúdio da RU). Reservas também podem ser feitas pelo telefone (53) 3272 1300 e watzap (53) 99125 6333, no estúdio do Programa 13 Horas. A confraternização reunirá funcionários, autoridades da UCPel e da Arquidiocese de Pelotas, associações de classe, lideranças comunitárias, classe política e público ouvinte.

    ***

    Prefeito em alta – O jovem prefeito de Jaguarão é uma grata revelação na política regional. Favio Telis, do PMDB e que também preside a AZONASUL, trata diretamente com o governo uruguaio sobre o projeto de reforma da Ponte Mauá, que liga o seu município com o Uruguai. Ele esteve reunido com o Embaixador do Brasil no Uruguai, Hadil da Rocha, o Intendente de Cerro Largo, Sergio Botana, o Alcalde de Rio Branco, Christian Morel, e o Deputado Pablo Iturralde, para tratar das relações internacionais e transfronteiriças, bem como, do projeto para reforma da Ponte Mauá. A ponte, além de ser uma referência turística é um marco nas relações entre Brasil e Uruguai.  Como exemplo de cooperação, Telis lembrou a experiência do programa de intercâmbio educacional entre as escolas de Jaguarão e Rio Branco, como uma forma de trabalhar em conjunto para viabilizar um intercambio de ações, entre os países, para reformar a Ponte Mauá.

    ***

    Embrapa em alta – Um festival de tecnologias da Embrapa foi preparado para receber 18 representações das prefeituras, que compõem a Associação de Prefeitos da Zona Sul (AzonaSul), que estiveram na última sexta-feira, nas dependências da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS). A Reunião da associação foi integrada as ações do Programa Portas Abertas, uma iniciativa da Unidade de pesquisas em aproximar a instituição à sociedade. O lançamento do aplicativo Agromet para celulares, com acesso a dados meteorológicos de Pelotas, atualizados minuto a minuto, foi a novidade do encontro.

    ***

    Porto em alta – O Porto do Rio Grande tem quebrado recordes sucessivamente. A direção esteve presente na 45ª cerimônia do Prêmio Exportação RS pela sua notória relevância no cenário hidroportuário. Representaram a instituição no evento, realizado no Teatro do Bourbon Country em Porto Alegre, o Diretor Superintendente Janir Branco, o Diretor de Infraestrutura Paulo Somensi, o Diretor Técnico Darci Tartari e o Assessor Jurídico Renato Goulart. O evento teve a presença de mais de 500 convidados, entre eles empresários, lideranças de entidades, e representantes do poder público. Além do Porto do Rio Grande, lideranças de outras 17 instituições que possuem alguma relação de suporte ao cenário exportador gaúcho formam um conselho que realiza a iniciativa. O CEO da CMPC Celulose Riograndense, com sede em Guaíba e que opera no Porto de Pelotas, Válter Lídio Nunes, também foi homenageado.

    ***

    Até a próxima!




    Comentários