ESPECIAL DE DOMINGO: TURISMO RURAL E UMA BOA DOSE DE NEGÓCIOS

    Morro Redondo – Em apenas três anos de atividades, o projeto Costa Doce Natureza, articulado na regional Sul do SEBRAE/RS, apresenta alguns dos resultados mais interessantes do ponto de vista econômico, cultural e turístico para o desenvolvimento de uma comunidade. A partir do dia 30 de junho, essa história ganha um episódio de deixar encantados, além dos visitantes, os moradores do pequeno município de Morro Redondo, há 40 km de Pelotas. Trata-se da inauguração da Butter Haus Krolow, um negócio que resgata a história e a gastronomia em uma tacada só.

    A empresa abrirá às 15h do dia 30 de junho, no número 319 da Avenida Jacarandá. A antiga fábrica de manteiga artesanal, agora, deverá ser também uma referência arquitetônica, um minimuseu com a história da família e a agroindústria que deu origem aos negócios. O espaço resgata também hábitos e costumes dos imigrantes alemães que fundaram a produção de manteiga. O endereço se renovou em ponto de lazer e alimentação com a oferta de cardápios contemporâneos e produtos coloniais.

    Para a gestora do projeto Costa Doce Natureza do SEBRAE/RS, Jussara Cruz Argoud, 2017 está entregando à comunidade de Morro Redondo os resultados que eles mesmos se esforçaram para verem concretizados. “O grupo Morro de Amores é um dos mais atuantes desde que o SEBRAE/RS lidera os processos que apoiam os empreendedores. No início, apenas seis micro e pequenas empresas compunham as ações. Hoje, mais de 11 já estão trabalhando com consultorias e vendo os negócios prosperarem”, anima-se. Vale dizer que o fluxo de turistas na cidade comprova o sucesso da iniciativa. “Desde o hotel até as pousadas, bares, cafés, lojas e restaurantes, estão percebendo o crescimento de Morro Redondo como destino”, destaca Jussara.

    No caso da Butter Haus Krolow, o trabalho foi fundamentado, justamente, no sobrenome reconhecido pela comunidade como tradição em manteigas artesanais. Segundo o consultor do SEBRAE/RS, Maurício Schaihauer, o resgate de objetos e utensílios do início da ‘Casa de Manteiga’ ajudou na criação do museu. “O ambiente está preparado para contar a história real. Há peças originais dos anos 50 e 60, por exemplo”, cita. Como negócio atual, a casa vai inaugurar já com o status de atração gastronômica com um dos diferenciais para Morro Redondo. “Desenvolvemos um cardápio especial, por enquanto, para jantares. São apenas 12 lugares por vez a um preço único de R$ 40,00 sem as bebidas. Há entradas, pratos principais e sobremesas, tudo alinhado, claro, com ingredientes locais e evidenciando os doces”, explica.

    Até o verão chegar, a Butter Haus Krolow irá também preparar uma área externa junto a uma figueira histórica. “Nesse plano, serão comidinhas de boteco as atrações do cardápio”, antecipa Schaidhauer. Ainda assim, o negócio da família Krolow poderá ser uma inspiração para os demais pequenos empreendimentos da cidade. “Como o andamento do projeto é percebido em melhorias que ocorrem nas empresas e há uma boa parcela de senso coletivo na comunidade, acredito que os benefícios possam se refletir de modo geral. A ideia da opção de jantar surgiu porque sabíamos de uma demanda dos hoteleiros em indicar locais aos seus hóspedes”, relata o consultor.

    Para saber mais sobre o projeto Turismo Costa Natureza, empreendedores de micro e pequenas empresas podem entrar em contato com o SEBRAE/RS, em Pelotas, pelo telefone (53) 3225-0541.

     PREFEITURA APOIA EXPOFEIRA

    A 91ª Expofeira de Pelotas ocorre este ano de 9 a 15 de outubro e promete superar todas as edições anteriores. A mudança de formato, que há alguns anos passou a propor a integração entre os públicos rural e urbano, e a gratuidade da entrada de segunda a sexta-feira, que democratizou o acesso, aumentaram muito o movimento no evento, que costuma lotar nos três turnos. Em reunião com a diretoria da Associação Rural de Pelotas, promotora do evento, na tarde desta sexta-feira (30), a prefeita Paula Mascarenhas ratificou o apoio institucional da Prefeitura de Pelotas à Expofeira.

    Hoje a Expofeira está consolidada como a maior mostra genética de bovinos do interior do Rio Grande do Sul. Paula enalteceu a transformação do evento, que deixou de ser apenas comercial e passou a ser também de cunho turístico e acadêmico.

    Participaram da reunião, o presidente da Associação Rural, José Luiz Kessler; a vice-presidente Carolina Peró Osorio, o conselheiro Elmar Hadler e a proprietária da X13 Produções, Kênia Pinheiro, responsável por toda a logística do evento. Pela Prefeitura, estiveram os secretários de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, e de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fernando Estima.




    Comentários