PRESIDENTE DA AZONASUL ENCAMINHA PAUTA SOBRE RECUPERAÇÃO DA PONTE MAUÁ


    Avançaram as tratativas em torno do projeto de reforma da Ponte Mauá. Nesta última semana, o prefeito de Jaguarão e presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), Favio Telis (PMDB), esteve reunido com o Embaixador do Brasil no Uruguai, Hadil da Rocha, o Intendente de Cerro Largo, Sergio Botana, o Alcalde de Rio Branco, Christian Morel, e o Deputado Pablo Iturralde, para tratar das relações internacionais e transfronteiriças, bem como, do projeto para reforma da Ponte Mauá.

    O prefeito e as autoridades uruguaias locais, se reuniram na cidade de Melo, com o Ministro dos Transporte e Obras Públicas, Victor Rossi, no sentido de buscar apoio e força política para realizar melhorias na Ponte Mauá. Na oportunidade, o ministro falou a disposição do Governo Uruguaio em dar celeridade ao projeto de reforma da Ponte Mauá, bem como, se comprometeu em conversar com o presidente do Uruguai, Tabaré Vásquez.

    Na sequencia da agenda, Telis participou de reunião  do Conselho de Ministros do país vizinho. Durante as deliberações administrativas do encontro, o ministro do Transporte e Obras Públicas, Victor Rossi, e o Ministro do Interior, Eduardo Bonomi, falaram sobre o cenário político no Brasil que tem dificultado algumas tratativas para reparar a Ponte Internacional Barão de Mauá. Em seguida, o prefeito Favio Telis ressaltou que “O país não pode parar por conta dessa crise política e a reforma da Ponte Mauá é extremamente necessária para o desenvolvimento econômico e social de ambos os países,” disse.

    Como exemplo de cooperação, o prefeito falou da experiência do programa de intercâmbio educacional entre as escolas de Jaguarão e Rio Branco, como uma forma de trabalhar em conjunto para viabilizar um intercambio de ações, entre os países, para reformar a Ponte Mauá. Na oportunidade, o prefeito solicitou colaboração do Governo Uruguaio para retomar essa agenda e também se comprometeu em buscar um dialogo com o Governo Federal para acelerar os trâmites administrativo-burocrático para reforma da Ponte Mauá.




    Comentários