AGRO: PELOTAS SEDIA ENCONTRO REGIONAL DE PRODUTORES RURAIS NESTA QUINTA-FEIRA

    Evento será no dia 10 de agosto no Centro de Eventos Fenadoce e contará com a participação de oito empreendedores da região 

    Da Redação

    Pelotas – No dia 10 de agosto, FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS, através do Programa Juntos para Competir, realizam o “Encontro Regional de Produtores: Resultados que Inspiram Resultados”. O evento ocorre no Centro de Eventos Fenadoce (Av. Presidente Goulart, s/n – Fragata) e contará com a participação de empresários das áreas da ovinocultura, bovinocultura de leite, pecuária de corte e integração lavoura e pecuária para falar sobre o sucesso de seus negócios a partir da colaboração do programa. Interessados em participar podem entrar em contato pelo telefone (53) 3225-0541.

    O gestor de projetos agropecuários da Regional Sul do SEBRAE/RS, Juliano Bolzoni, explica que é a primeira edição do evento com essa nova configuração. “Já fizemos um encontro de produtores de todo o Estado, que foi muito bom. Mas, agora, decidimos dividir por regiões e a regional Sul será a pioneira”, revela. Dessa forma, os empreendedores, associados ou não ao Programa Juntos Para Competir, terão a oportunidade de conhecer os principais caminhos que levaram cada case ao sucesso.

    A abertura do evento será com a palestra “Competitividade no campo: como empresas de TI estão transformando o agronegócio”. Bolzoni relata que o tema foi escolhido porque é uma oportunidade, tanto para o setor de tecnologia, que está em crescimento na região Sul do Estado, quanto para os produtores. “Novas parcerias podem surgir a partir desse encontro. Por isso que, ao final da manhã, teremos também uma apresentação de várias empresas de TI em um painel de oportunidades”, comenta.

    Sucesso em várias áreas
    Um dos cases que irá se apresentar no evento é a produtora Elisa Marques Roloff. Formada em pedagogia, Elisa e seu marido compraram uma propriedade rural a 34 km de São Lourenço do Sul para ser a casa de campo da família em 2001. Entretanto, quando decidiram se mudar de vez para o local viram que tinha de ser rentável. “No primeiro momento, pensamos em gado de corte, mas para um espaço pequeno não funciona. Assim decidimos investir na ovinocultura de confinamento”, lembra.

    A criação de ovinos deu tão certo que, em 2010, Elisa participou da fundação e foi eleita presidente da Associação de Produtores de Ovinos e Caprinos da Região Sul (Apocsul). “Essa é a minha paixão, mas em uma propriedade rural é preciso sempre diversificar para continuar crescendo”, afirma.

    Com a orientação e consultoria proveniente do Programa Juntos Para Competir, a produtora ampliou o foco e, atualmente, trabalha com integração lavoura e pecuária. “Atendemos parte da cadeia produtiva do gado de corte, quando ele passa de terneiro até antes do confinamento”, relata. Elisa informa que o programa foi essencial para sua mudança de mentalidade. “Aprendemos muito sobre gestão e percebemos que isso é tão importante quanto manter a propriedade. Porque se não for tratada como um negócio em pouco tempo pode ruir”, conclui.

    Encontro Regional de Produtores: Resultados que Inspiram Resultados

    Programação:
    8h45 – “Competitividade no campo: como empresas de TI estão transformando o agronegócio” – Thomas Hartmann
    10h – Elisa Marques Roloff – São Lourenço do Sul
    10h30 – Anderson Pereira Machado – Tavares
    11h – Elton Lauredi Mendonça de Aguiar – Rio Grande
    11h30 – Mesa redonda
    11h45 – Painel de oportunidade – Energia Mais e Digital
    12h15 – Almoço
    13h30 – Vlauber Pinheiro da Silva– São José do Norte
    14h – Jaquison de Souza Valadão – Canguçu
    14h30 – Cléo Evandro Martins Guimaraes – Mostardas
    15h – Rodrigo Lemos Espíndola – Pedro Osório
    15h30 – Daniel Rakuloski – Herval
    16h – Mesa-Redonda
    17h – Encerramento




    Comentários