BR-116 – REUNIÃO PREPARATÓRIA PARA ENCONTRO COM MINISTROS

     

    A prefeita Paula Mascarenhas participou, na manhã desta segunda-feira (11), na sede da Fecomércio, em Porto Alegre, do Café da Manhã da Frente Parlamentar em Defesa da Conclusão da Duplicação da BR-116 Sul. A reunião preparou o conteúdo que será levado às audiências com os ministros dos Transportes, Maurício Quintella, e do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, agendadas para quarta (13), em Brasília.

    A Frente encaminhará pleitos de remanejos orçamentários ainda este ano e mais verbas para o orçamento de 2018. Durante o encontro, a bancada federal reiterou o compromisso de criar uma emenda impositiva em torno de R$ 150 milhões para a obra na rodovia, no ano que vem.

    A prefeita de Pelotas destacou que a obra pública mais importante do Rio Grande do Sul abrange três dimensões: a econômica – uma vez que a BR-116 é a via de acesso ao principal porto da região; a humana – enquanto não é concluída, continua a gerar a perda de vidas em acidentes de carro; e a de gestão pública – a obra foi iniciada há mais de cinco anos e teve diversas paralisações. A não conclusão significa o risco de desperdício dos investimentos feitos.

    Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) atestam o aumento, nos últimos anos, de colisões frontais no trecho de 250 quilômetros entre os municípios de Guaíba e Pelotas. Somente este ano, foram contabilizados 29 óbitos decorrentes de colisões frontais. Paula recordou que todos os acidentes que ocorrem na BR-116 Sul chegam aos hospitais e afetam os municípios. “As famílias enlutadas são uma realidade enfrentada pelos prefeitos”, ponderou.

    A reunião de trabalho foi promovida pela Frente Parlamentar, em parceria com o Movimento Todos Juntos pela BR-116 Sul, Aliança Pelotas, Aliança Rio Grande, Associação dos Municípios da Zona Sul, Duplicação Urgente BR-116 Sul e Fecomércio-RS. Participaram os deputados federais Henrique Fontana (PT), Elvino Bohn Gass (PT), Dionilso Marcon (PT), José Stédile (PSB) e Alceu Moreira (PMDB), além do presidente da Frente, deputado estadual Zé Nunes (PT), outros deputados estaduais, prefeitos, vereadores, lideranças empresariais e representantes dos deputados Afonso Hamm (PP), Cajar Nardes (PR) e dos senadores Lasier Martins (PP) e Ana Amélia Lemos (PP).




    Comentários