CULTURA: RECITAL MARCA OS 99 ANOS DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE PELOTAS

    Neste ano, professores dos cursos de Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), reúnem-se para um recital que celebrará os 99 anos do Conservatório de Música da UFPel e formalizará a abertura das festividades alusivas ao seu centenário. O evento tem entrada franca e será no dia 18 de setembro, às 19h30min, no Salão Nobre da Bibliotheca Pública Pelotense, com a coordenação da professora Leonora Oxley Rodrigues, diretora da Instituição.

    O recital tem como foco principal abrir as comemorações dos 100 anos do Conservatório de Música. Serão oferecidos à comunidade dois eventos mensais, que culminarão no dia 18 de setembro de 2018, data oficial do centenário. As atividades serão realizadas na cidade de Pelotas, na praia do Laranjal e colônia.

    Entre a diversificada programação está o 1º Encontro de Corais e 1º Encontro de Sopros do Conservatório de Música, bem como a reinauguração do Salão Milton de Lemos, uns dos mais antigos do Brasil. São parceiros e apoiadores dessa data significativa o Curi Palace Hotel, a Catedral São Francisco de Paula, a Bibliotheca Pública Pelotense e a Secretaria de Cultura de Pelotas. Como correalizador, Fecomércio RS/SESC.

    História
    Conservatório de Música – a “soma de todas as vontades pelotenses”. Uma trajetória de intensa luta e persistência diante de todas as dificuldades encontradas, e o desejo de continuar a contribuir com a cultura do Rio Grande do Sul. Fundado em 04 de junho de 1918, sendo sua inauguração oficial em 18 de setembro do mesmo ano. Deu início às suas atividades no prédio da rua Félix da Cunha, 651, no qual funciona até hoje.

    Em reconhecimento ao seu valor histórico, em 2004 foi aprovado na Assembleia Legislativa do Estado um projeto de lei que reconheceu o Conservatório de Música da UFPel como Patrimônio Cultural do Estado, o que deverá garantir a sua preservação material e imaterial, e permanência como parte fundamental da história e da memória da cidade de Pelotas – nesse caso, tanto o prédio do Conservatório de Música quanto tudo o que se encontra dentro dele, é o que lhe dá identidade, que de certa forma incide sobre a sociedade.

    Atualmente, o Conservatório conta com a Musicoteca, Centro de Documentação Musical, Cursos de Extensão em Acordeom, Canto, Flauta Transversal, Guitarra, Piano, Saxofone, Teclado, Trompete, Violão, Violino, Regência, além do Coral Infantojuvenil.

    Serviço
    O que: Recital de Professores da UFPel – Homenagem aos 99 anos do Conservatório de Música
    Quando: 18 de setembro, às 19h30min
    Onde: Bibliotheca Pública de Pelotas – Praça Coronel Pedro Osório, 103
    Quanto: Entrada franca.




    Comentários