ESPECIAL DE DOMINGO: PARCERIA ENTRE UCPEL E GOVERNO DO ESTADO CRIA NOVAS REDES DE COOPERAÇÃO

    Novas redes de cooperação começam a ser desenhadas e desenvolvidas através da parceria entre o Escritório de Desenvolvimento Regional da Universidade Católica de Pelotas (EDR/UCPel) e o Governo do Estado. Criado para qualificar empresas associadas de mesmo segmento através de ações conjuntas, o programa está sendo retomado e já atua para reunião de negócios de áreas como eventos, turismo, sustentabilidade, agroindústria, produção leiteira e gastronomia.

    A Rede Pelotense de Profissionais de Eventos (Reppe) é uma das redes que passa a ser acompanhada por consultores da UCPel. Com lançamento marcado para o dia 27 de setembro, o grupo já conta com 47 associados e vem realizando diversas atividades de relacionamento com o mercado. Voltada para a área de sustentabilidade, a Rede Ficus prevê seu lançamento para ocorrer durante a realização da Expofeira de Pelotas, no mês de outubro.

    De acordo com a supervisora do Redes de Cooperação na UCPel, Cristiane Tunes, a Rede Morro dos Amores, voltada para promover o turismo rural, realiza encontros para organizar a estruturação. Os segmentos de agroindústria, produtores de leite, food trucks, e restaurantes da cidade de Rio Grande encontram-se na fase de prospecção e estruturação. “Algumas estão em processos mais avançados como a realização de registro e lançamento de nova marca para o mercado. Outras estão realizando as etapas iniciais”, explica.

    Reuniões semanais para criar harmonia, diminuir o espírito de concorrência e se reconhecer como parceiro são algumas das ações que vem sendo realizadas pelos consultores. A promoção de 150 horas de cursos de capacitação, adição de novas empresas nas redes existentes, por exemplo, são algumas das metas a serem cumpridas. A criação de pelo menos 4 redes, informa Cristiane, já foi batida.

    Sobre a iniciativa

    O Redes de Cooperação é desenvolvido e operacionalizado através de convênios entre o Governo do Estado e universidades regionais do Rio Grande do Sul que possuem articulação comunitária em seus territórios de atuação. O projeto é coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado e tem como objetivo fomentar a cooperação entre empresas, gerar um ambiente estimulador ao empreendedor e fornecer suporte técnico necessário à formação, consolidação e desenvolvimento das Redes.




    Comentários